sábado, 17 de dezembro de 2011

Reflexão Antes de Votar

(de Rodrigo Barbosa Urbanski)

Vários meios de comunicações ressaltam a importância do voto consciente e responsável. Poucos percebem o quão é falho do sistema eleitoral e a grande ilusão que nos rodeia: os slogans de mudanças.
Não é nesta eleição que vem esta farsa, vem de tempos. Por quê? Porque muitos não estão nem ai com nada. Quem quer mudanças? Poucos. Temos uma notícia, talvez não seja novidade, mas muitos a ignoram: seu voto não vai mudar nada! Isso mesmo: o espetáculo eleitoral é tão patético que nos leva a crer em mudanças.
Até hoje poucas mudanças ocorreram no Brasil. O sistema camufla seus defeitos. A democracia é clamada como uma vitória do povo, sendo que ninguém fala de seus defeitos (um deles: flexibilidade para corrupção). E mais uma coisa: caminhamos para o caos. Hoje se fala no aquecimento global, amanhã será a violência o centro das atenções: as casas serão eletrificadas, muros gigantes, cães de guarda, vigias e câmeras...a pouca liberdade que temos será perdida, tudo em nome da cultura individualista que se propaga: “ainda bem que não foi comigo”. Mas um dia vai chegar.
Mudar com um voto? É demagogia demais. E assim o Estado fortalece o sistema todo, sendo um deles o sistema eleitoral. Sustentando ilusões em mentes desiludidas.O desequilíbrio de um sistema afeta os demais. Como uma teia.
Vejam como é contradito e dá pano para manga: antes o discurso do voto era que ele era um direito, hoje é obrigação.Ora, somos livres?
Propostas e mais propostas para quê se o poder corrompe? Boas intenções ficaram na mesmice.
Mudanças não ocorreram com partidos políticos. Mudanças ocorreram com a transformação do intelecto da humanidade. A partir deste momento podemos cogitar e pensar em mudanças. Não será com um prazo de 4 ou 8 anos, mas um longo prazo.
Mude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário