quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Por que ser vegano?

Vacas Leiteiras: 



A atual demanda elevada por produtos lácteos requer que as vacas sejam estimuladas além de seus limites naturais. São submetidas a engenharia genética e recebem hormônios de crescimento a fim de produzir enormes quantidades de leite.

  Em 1960, uma vaca produzia normalmente cerca de 3,5 ton de leite por ano. Com o advento dos hormônios sintéticos hoje a produção de uma vaca pode chegar a 30 ton de leite num único ano. O BGH (Hormônio de Crescimento Bovino) aumenta a incidência de mastite que é a inflamação e infecção da mama, sendo obrigadas a consumir antibióticos e outros medicamentos. Depois de um tempo de exploração muitas não resistem ao desequilíbrio sistêmico e os membros com freqüência não respondem mais aos estímulos, causando ataques cardíacos e incapacidade corpórea.

Muitas sofrem com a separação de seus bezerros, destinados ao abate prematuro e também capitalista. Mesmo os poucos fazendeiros que escolhem não criar animais intensivamente são obrigados a eliminar o bezerro, que de outro modo beberia o leite.

Imaginem a mamãe vaca: "- Deixem meu filho aqui! Eu quero meu filho. Eu quero meu filho. Devolvam meu filho!". Ficará dias chorando e de luto, se lamentando por seu filho ter sido levado e trancado num engradado, quando não, logo escuta os gemidos da morte do mesmo.  

Na hora da separação algumas vacas-mãe entram em desespero e se debatem tentando evitar que o filho seja levado. Algumas acabam se fraturando e morrendo. Cenas que nós patrocinamos todos os dias quando consumimos os produtos lácteos.

Normalmente se pensa que não se precisa machucar a vaca para retirar seu leite. A verdade é que não é lucrativo manter as vacas vivas uma vez que sua produção de leite diminui. Assim, o consumo humano de laticínios leva diretamente ao massacre de vacas.

Depois de explora-las até o ultimo dia de extração do seu leite, acontece o desfecho fatídico: mandam a vaca leiteira para o matadouro quando sua produção de leite diminui.

Para cada vaca leiteira que sobrevive por 4 a 5 anos até que sua produção de leite decline para níveis não lucrativos, ela e mais 3 ou 4 filhotes serão abatidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário