segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mecanismos de Defesa

Ataque: 
"O melhor defesa é um bom ataque" ou será o inverso? Sendo onívoros seletivos, vegans ou freegans, enfim, pessoas que pensam (no mundo e nos animais), o que mais recebemos quando comentamos nosso modo de viver são críticas. "Você usa shampoo? Come pão? Come soja?". Nenhuma dessas perguntas é bem pensada, são apenas uma forma de fugir do que sabem ser a atitude correta. Nem todo shampoo tem animais, o mesmo vale para o pão e não são os humanos que demandam a quantidade absurda de soja que é plantada e destrói a Floresta Amazônica. Dizer que o outro esta errado é o modo mais fácil de fugir de uma responsabilidade. E mesmo que o nosso shampoo tenha alguma origem animal, é melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada, concorda? Então, por favor, antes de nos fazerem uma pergunta, pensem um pouco.

Conformidade: 
x Você sabia que -muitos fatos horríveis que ocorrem todos os dias na indústria de alimentos- ?
-É horrível mesmo - volta a comer a cocha de frango
-É, se você pensar em como é feito - volta a comer a salsicha
-É, pensando assim é difícil - continua comendo o peru de natal
Então, quando existe algo que está errado no mundo pessoas com esses comentários simplesmente ignoram e continuam agindo come lhes convém, isto é, continuam pensando só em si mesmos. Elas acreditam (manipuladamente) que comer animais é a única solução. Mesmo que não fosse possível sobreviver de apenas vegetais, tortura não é uma opção e nem uma solução, teríamos de sobreviver a base de capsulas nutricionais ou viver como os animais, caçando nosso próprio alimento. É possível mudar o mundo, mas isso não ocorre se "C'est la vie" (é a vida) for o vosso lema fundamental.

Ignorância: 
"Mas e a proteína, e o cálcio? Você vai ficar doente ein, conheci um vegetariano que ficou anêmico." Quando chega a hora de falar de nutrição todos viram "experts". Uma dieta a base de vegetais pode nos proporcionar  quase* todos os nutrientes necessários para uma vida saudável, desde que, é claro, essa dieta seja equilibrada. O senso comum nos informa inúmeras falácias acerca da nutrição (até mesmo os médicos que se contradizem constantemente).
1- Proteína não é exclusivo da carne, um prato farto de arroz e feijão já contém a quantidade de proteína necessária para um dia. 
2- Cálcio não existe apenas no leite, vegetais verde-escuros e castanhas são ricos nesse nutriente. Além do mais, já pensaste que nós ocidentais somos os únicos mamíferos que continuam a beber leite na fase adulta?
3- Que ruim que seu amigo ficou anêmico, meu irmão também ficou anêmico, minha tia teve câncer e meu avô pedras nos rins. Todos carnívoros, então não coma carne - não, nós não generalizamos como vocês. Anemia é uma doença que consiste na deficiência de ferro no organismo. Os vegetais também são ricos em ferro (ferro vegetal), sendo que a absorção desse é menos eficiente. A vitamina C auxilia bastante nesse processo e essa pode ser encontrada em diversos alimentos, tais como frutas cítricas, couve, brócolis, ervilha, entre outros.
*O único cuidado que vegans devem ter é com a vitamina B12, apenas encontrada em alimentos de origem animal. No entanto, além de sua necessidade biológica ser bem baixa, essa armazena-se em nosso organismo. Portanto, se antes comias carne, é provável que tenhas estoque de B12 por muito tempo. E como o número de vegans e carnívoros que possuem deficiência em tal vitamina quase se equipara, muitos produtos industrializados já são enriquecidos com B12. A nossa alternativa foi beber Ades e comer ovos de galinhas não torturadas (caipiras), mas existem outras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário