sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Glossário

(Neo-)Liberalismo: Sistema político-econômico baseado na liberdade individual contra o eSTADO centralizado.

Vivemos atualmente, como grande parte do planeta, nesse tipo de sistema. Por definição, portanto, deveríamos ter nossa liberdade individual, correto? Mas que tipo de liberdade é essa que nos obriga a praticar certos atos? Ou nunca ouviste falar de algo chamado constituição? Não há liberdade real se estamos subordinado à uma pessoa, grupo de pessoas ou até mesmo a um papel. Se somos obrigados a obedecer ordens, então não somos livre. Temos certas escolhas disponíveis, como a marca x, y ou z, mas isso não é ser livre. Pense bem, não somos livres para circular por onde desejamos, os eSTADOS nos privam de certos locais, não somos livres para viver como desejamos, os eSTADOS nos obrigam a pagar impostos e votar. Eles nos submetem a escolha da maioria alegando que essa é a melhor. Mas..
1°- Quem está no poder não é a maioria e sim um representante que não obrigatóriamente concorda com essa maioria.
2°- Por que a maioria escolhe necessáriamente o melhor? Quem nunca ouviu de sua mãe "Se todos se jogassem de um penhasco, você também se jogaria?".

Liberdade real é realizar o que se deseja e quando se deseja, desde que, é claro, ao fazê-lo não prive a liberdade de outro.


"A liberdade do outro estende a minha ao infinito"
Bakunin

Nenhum comentário:

Postar um comentário