quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Brasil, o país da ignorância


Não há nada de errado em praticar esportes, isso quase todos concordam. Mas, como muitas outras atitudes ao chegar na época moderna em que vivemos, eles se tornaram parte de um todo estúpido e desnecessáro.

O futebol domina o Brasil. Todo garoto há de possuir seu time e ser um jogador desde recém-nascido, quando ganha um pequeno uniforme de seu tio viciado, e as garotas estão caminhando para o mesmo patamar. Todos, então, ao atingir certa idade estabelecem (ou são obrigados a estabelecer por meio de pressões sociais - família, amigos) um time "de coração" e com ele ganham um novo objetivo: defendê-lo a todo custo, ficar feliz quando ele vencer e triste quando ele perder. Triste ao ponto de brigar, triste ao ponto de atirar, triste ao ponto de matar. Afinal, o time "de coração"'é a coisa mais importante de nossas vidas. Quando ele está jogando, o assistimos e quando não está, brigamos para provar que nosso time é melhor e portanto somos melhores também.

Evidentemente, o amor pelo futebol na sociedade capitalista transpõe o lado emocional e exibe claramente o seu lado consumista. Isto é, o futebol se tornou mais um meio de manipulação das marionetes da vida moderna e uma maneira fácil de lhes arrancar seu precioso dinheiro. Seu filho quer cortar o cabelo como tal jogador? Que ir a todos os jogos (pagos, é claro)? Quer aquela "camisa oficial" que custa uma fortuna? São produtos e mais produtos que estampam o emblema do time A, B ou C e induzem uma vontade incontrolável de os possuir. Seus filhos estão sendo manipulados, seu marido está sendo manipulado, você está sendo manipulada. Ou ainda, nunca reparaste que um número crescente de propagandas vem exibindo jogadores de futebol? Por que será?

Ganhamos também um evento especial, o evento mais importante de nossas vidas. A cada 4 anos, é o momento em que todos olham para o mesmo ponto, todos os olhares e pensamentos convergem. E melhor ainda, traremos a causa desse momento para o Brasil. Todos ficarão felizes, todos os cortadores de cana-de-açúcar que trabalham como escravos ficarão felizes, todos os índios que perdem seu território ficarão felizes, todos os moradores de rua ficarão felizes, todos os animais torturados que são o prato principal do brasil ficarão felizes, toda a floresta queimada ficará feliz. Todos ficarão felizes com o trânsito infernal, com a super lotação dos lugares, com o aumento absurdo dos impostos e dos preços dos produtos, com acréscimo de lixos nas ruas. Sim, todos nós ficaremos felizes.

O futebol é conhecido como um meio de unir as pessoas que normalmente é percibido (ilusoriamente) no período de copa do mundo. Contudo, o que ele faz é extamente o oposto. Separa a sociedade em grupos que se odeiam e que focam o pensamente em brigar, ou seja, alienam-se e esquecem as atitudes  importantes que realmente uniriam as pessoas e transformariam o mundo em um lugar melhor para todos. Na copa do mundo, por exmplo, ao invés de gastar 2 horas por jogo as 180 milhoões de pessoas que dizem estar unidas poderiam tomar uma boa atitude cada uma e assim mudar o mundo. Permanecer esse tempo sentado no sofá é se entregar como fantoche e assim fechar os olhos frente a árdua realidade por trás dos campos de futebol. E é por isso que a vida não pode ser baseada no futebol. Do modo como as coisas estão é necessário muito mais que 10 horas de atidudes boas a cada 4 anos para que possamos realmente nos unir e viver em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário